Sabia que a caixa de papelão tem uma história antiga que remonta a antiga China de 3 a 4 mil anos atrás?
Sim, mas até que ela chegasse ao mesmo design e produção dos dias de hoje passou pelas mãos de vários fabricantes.
Nesse artigo você vai conhecer melhor a história da caixa de papelão e entender como ela se tornou um dos itens mais usados por comerciantes.
Vamos lá?
Como começou a história da caixa de papelão?
A história começou há 3 a 4 mil anos atrás, na China, durante a dinastia Han, em que os chineses produziam a folha de papelão por meio das folhas de casca de amoreira tratada, cânhamo, tecido, fibra vegetal e água.
Essa mistura era condensada e prensada em itens pesados para formar a folha de papelão que passaram a ser conhecidas pelo povo ocidental por meio da Rota da Seda e do comércio que havia entre a China e a Europa.
A caixa de papelão na Europa
Na Europa a primeira menção do papelão se de no século XVII, sendo encontrada em um manual de impressão de Theodore Low de Vinne e Joseph Mixon.
Esse livro descrevia o material, mencionando que podia se escrever nele e imprimi-lo.
Já as caixas de papelão foram mencionadas inicialmente em 1817, quando começaram a ser usadas para fins comerciais.
Seu primeiro uso foi para guardar o Jogo de Besieging, um jogo de mesa popular alemão.
Segundo evidências o primeiro a produzir as caixas de papelão teria sido Malcolm Thornhill, um industrial britânico.
No entanto as caixas de papelão passaram por uma evolução com a criação da camada ondulada que ficava entre as lâminas de papelão, com o intuito de torná-las mais firmes e resistentes.
Essa camada foi criada e patenteada em 1856 pelos fabricantes de chapéus britânicos, Edward Healey e Edward Allen que queriam um material maleável, mas que mantivesse o formato.
A evolução da caixa de papelão
No ano de 1871 o norte-americano Albert Jones recebeu a patente por desenvolver uma nova forma de usar papel para embalagens que ao mesmo tempo em que facilitava o transporte de produtos os protegia.
Ele desenvolveu o papelão ondulado, que permitiu a produção não apenas de caixas, mas também materiais de embalagem.
Mas as caixas de papelão só chegaram ao formato atual no ano de 1879 quando Robert Gair, dono de uma fábrica de sacolas de papel, devido ao erro de um funcionário descobriu que poderia fabricar esses itens de forma mais rápida e prática.
Anteriormente as caixas eram fabricadas por meio da marcação das lâminas de papelão com uma prensa antes de dobrar e fazer todos os recortes à mão, o que era um processo demorado.
Por outro lado, o funcionário de Gair não notou que a prensa não estava regulada na posição certa e assim ela acabou cortando milhares de sacolas ao invés de dobrá-las.
Assim Gair percebeu que poderia usar a máquina tanto para dobrar como cortar as lâminas, então ele substituiu o papel pelo papelão, fez algumas mudanças e desenvolveu uma produção em massa.
No começo o empresário produzia apenas caixas de papelão pequenas para guardar produtos de pequeno porte como cosméticos, chá e tabaco.
Em 1896 Gair fechou um contrato com a Nabisco para fabricar mais de 2 milhões de caixas, e assim a produção em massa se popularizou e passou a ser usada no mercado, até chegar aos dias atuais.
Conclusão
Como você viu a caixa de papelão passou por uma grande evolução até chegar ao que conhecemos hoje.
Você sabia que a Vimmi é fabricante de caixas de papelão? Como usamos bastante esse material começamos produzir nossas próprias caixas e agora as revendemos também. Você pode conferir os modelos aqui.
Se quiser encomendar uma grande quantidade, entre em contato conosco pelo e-mail vendas@vimmi.com.br para lhe enviarmos uma cotação personalizada.